quinta-feira, 2 de maio de 2013

Receita vencedora


Ele não gosta de vegetais (ou faz-se de esquisito) e para obrigá-lo a comê-los as únicas receitas que têm têm tido sucesso são os meus maravilhosos legumes gratinados e a minha aceitável sopa de legumes, mas claro que chega a uma dada altura que tive de começar a reinventar para o menino não enjoar. Decidi arriscar numa massa com bacon e vegetais chineses.
Apesar de não ser a favor de produtos congelados a verdade é que dão um jeitão naqueles dias em que nenhum de nós está inspirado para cozinhar. Comprei um pacote de massa de espirais, uma embalagem de bacon cortado aos cubos  e um pacote de legumes chines, tudo marca Pingo Doce. Coloquei a massa num tacho de água a ferver com sal e numa wok deitei um fio de azeite (não muito porque o bacon acaba por largar a própria gordura) e fritei o bacon. Quando ganhou cor adicionei os legumes e juntei a massa "al dente" (sim, detestamos massa demasiado cozida) e envolvi tudo. Finalizei com uma pitada de pimenta (moinho 5 Bagas da Margão) que activa ainda mais o sabor dos legumes.
Um pormenor que acho que faz diferença é deixar o pacote dos legumes alguns minutos antes de cozinhar à temperatura ambiente para descongelarem um pouco e não deitarem água em demasia quando os juntarmos ao bacon. Não usei alho nem cebola para fazer o refogado porque fica muito activo tendo em conta que os próprio legumes já têm um sabor forte. Também só usei sal nesta receita na massa no bacon e legumes não adicionei sal porque o bacon acaba por transferir o sabor todo para os legumes. Nesta receita usei bacon mas da próxima vez vou usar frango ou peru acho que também são uma boa hipótese. Quem gostar também pode finalizar o prato com molho de soja.
Quando apresentei o prato ele torceu o nariz mas quando constatei que mal falava durante a refeição e ainda queria repetir percebi que tinha tido sucesso e que nem precisa perguntar nada. Claro que ele não resistiu e alguns dias a seguir tentou fazer este prato, naturalmente não ficou tão delicioso como o meu, azeite a mais digamos. Mas foi uma boa tentativa.


Experimentem e contem-me tudo!

1 comentário:

  1. Também conheço esses vegetais do Pingo Doce, e consumo bastante! São ótimos quando nos apetece um acompanhamento rápido :)

    ResponderEliminar