quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nomes para bebés


Pois dizem que que Maria e Rodrigo foram os nomes mais escolhidos pelos pais portugueses em 2012. Acho que não conheço nenhuma mulher que desde miúda não sonhe com os nomes que gostaria de dar aos filho, e claro que eu não sou excepção.
De tempos a tempos vou falando com o rapaz lá de casa sobre este assunto. E não é que pensemos a curto-prazo ter filhos mas gosto da pensar nos nomes que gostava de dar aos nossos filhos. Preferencialmente gostava que fossem 3, ele diz que sou maluca! Claro que não estamos em concordância quanto aos nomes porque eu sou uma esquisita de primeira, mas ainda vai correr muita água debaixo desta ponte.
Quanto ao ranking anunciado pelo Instituto dos Registo e Notariado interessante o facto dos nomes Maria e Rodrigo se manterem no topo dois anos consecutivos. De facto são nomes bonitinhos mas não figuram no meu dicionário. No top feminino, o nome Matilde destronou o de Leonor (que diga-se de passagem gosto bastante), fora do pódio ficaram nomes como Beatriz, Mariana, Inês, Ana, Lara, Carolina e Margarida. Tudo nomes que não daria à minha filha, lamento.
No top masculino a acompanhar o nome Rodrigo no pódio estão os nomes Martim e João. Fora do pódio ficaram os habituais Afonso, Tiago, Gonçalo, Tomás, Diogo, Francisco e Miguel. Tenham paciência mas também não colocava nenhum destes nomes ao meu rico filhote.
Esta minha esquesitice talvez se deva ao facto de ter ficado traumatizada com os dois nomes próprios que os meus pais me deram...vou culpar eternamente as novelas brasileiras dos anos 80. Mas, sinceramente, não gosto de nomes muito comuns ao contrário dele. Quando ousei comentar com ele e mais uns quantos amigos/as os nomes que gostava de dar aos meus filhos torceram praticamente todos os nariz e ainda gozaram...
Mas que mal têm os nomes Leonor, Catarina, Teresa, Vicente, Simão ou Matias? Eu gosto! Acho que são nomes bonitos e fortes. Ele tem preferência por Rita, Matilde, Rodrigo, Afonso e o resto a minha memória não apreendeu porque é muito selectiva. De facto, apetecia-me impor a ditadura da mulher/mãe e dizer-lhe que sou eu que vou estar 9 meses com ele/ela na barriga e portanto tenho mais que direito a escolher o nome. Mas a minha tirania não vai tão longe. Havemos de chegar a um acordo, tenho com certeza.Talvez a solução seja termos muitos filhos para cada um poder escolher à vez livremente!


1 comentário:

  1. Gosto muito do nome Matias. Conheço um senhor com esse nome e acho-lhe tanta pinta e tem tanta personalidade. Afinal, como disseste, um nome pode ser forte e isso, de certa forma, pode contribuir para a forma como a criança/indivíduo se vê a si próprio e se auto-constrói inconscientemente.

    ResponderEliminar