sexta-feira, 19 de julho de 2013

Inspiração na cozinha


Estou orgulhosa da minha pessoa. Na quarta ele fez o jantar para nós, ontem eu decidi retribuir o delicioso miminho dele e diga-se de passagem ficou quase perfeito. Pois que decidi fazer um folhado de farinheira com cogumelos, espinafres e alho francês e para acompanhar com bata doce assada com tomilho e queijo ralado. Ele ficou maravilhado e eu inchada (salvo seja) como um galo. Claro que estranhei o facto de não repetir tal 8ª maravilha mas ele acabou por confessar que tinha comido recentemente duas (!!!) tostas mistas. Podia ter tido um ataque de fúria naquele momento mas deixe para outro dia...
Então e o que é que não correu tão bem neste prato? Primeiro há que ter em conta que a senhora dona farinheira já é por si só bastante salgada portanto não convém exagerar no sal quando saltearem os cogumelos, espinafres e alho francês. Depois, convém que a batata doce seja cortada bem fina para assar bem e mais rapidamente.
O próximo passo será experimentar fazer a minha primeira quiche e batata doce frita, já me disseram que é delicioso e eu sou uma grande fã de batata. Seja cozinha, assada, frita, esmagada. Mas como não se pode comer sempre geralmente substituo por curgete, nabo ou couve-flor, especialmente nas sopas. Cada vez gosto mais de cozinhar. Bem sei que está na moda cozinhar, ler livros e programas de culinária mas de facto para mim é um prazer cozinhar para os outros. E acho que desde que me juntei com o rapazola tenho vindo a aperfeiçoar-me. Com os doces é que vai ser mais difícil atinar, mas pronto.

"Cozinhar é o mais privado e arriscado acto. No alimento coloca-se ternunra ou ódio. Na panela se verte o tempero ou o veneno. Cozinhar não é um serviço, cozinhar é um modo de amar os outros".  (Mia Couto)

Sem comentários:

Enviar um comentário