sexta-feira, 14 de junho de 2013

Os nossos Santos Populares


Desde que vivemos em Lisboa não há ano em que não estejamos ansiosos pela chegada dos Santos Populares. Aliás seria impossível passar ao lado desta festa alfacinha tendo em conta que vivemos em pleno coração de Alfama. Não conseguimos ficar indiferentes ao ambiente que se vive desde a preparação dos Santos até ao final. As ruas decoradas, a música popular, gente de todas as idades em cada esquina a conviver, sardinhadas, arraiais, enfim...por momentos parece que toda a gente esquece as coisas menos boas e se junta para celebrar e conviver em nome do Santo António. O barulho não incomoda porque este barulho traduz alegria, gente que fala, ri, dança e quer aproveitar ao máximo esta Festa que é todos e para todos. E como era bom poder parar o tempo e fazer com que esta Festa perdurasse. 
Não queremos dizer adeus aos Arraiais, às sardinhas no pão, à salada de pimentos, ao arroz doce e o caldo verde quem são feitos como ninguém pela gente destas bandas. Queremos ouvir as histórias de antigamente, falar com a gente mais velha, ver a Procissão passar e fazer "figas" para a nossa Marcha ganhar. Este ano só quando acordámos é que nos demos conta que tínhamos sido os vencedores deste ano e como aspirantes a bairristas que somos ficamos todos contentes e felicitámos os elementos da Marcha que fomos encontrando pelas nossas ruas. Ontem Alfama acordou cansada, mas contente, orgulhosa e com esperança que o feito deste ano se repita no próximo, porque "Alfama é (mesmo) linda".Não posso deixar de realçar o excelente trabalho que a Câmara de Lisboa está a fazer na limpeza das ruas durante as Festas de Lisboa.
Junho ainda não acabou e a tão portuguesa Saudade já começa a bater. Este ano não houve tanta gente nas ruas como no ano passado, alguns comerciantes sentiram a crise mas a Festa fez-se e vai continuar a fazer-se. Continuo a recomendar às pessoas que venham a Alfama antes do dia de Santo António para conhecerem com mais calma e a fundo este Bairro encantador que de tudo se encontra. Na verdade é o Bairro mais antigo de Lisboa e vale mesmo a pena visitá-lo pela arquitectura, paisagem, comida mas sobretudo pelas pessoas. Alfama é mais do que um Bairro em que se celebra os Santos Populares e isso só sabe quem o conhece realmente.
Enfim, divertimos-nos e ainda nos vamos divertir muito até ao último dia. Mais histórias ficarão para recordar mais tarde. Este ano não cometemos grandes excessos, nem partimos vidros (porque a chave tinha ficado dentro de casa...) e conseguimos comer sardinhas com calma coisa que não aconteceu o ano passado. Visitámos outros Bairros para conhecer como se vive os Santos Populares e confesso que fiquei encantada com a Bica. A nossa cidade é encantadora, apesar de estar envelhecida e degradada, mas vale mesmo a pena perdermos tempo para conhecer os nosso Bairros, a nossa cultura e gente que tantas histórias têm para contar.

Quem ainda não celebrou as Festas de Lisboa ainda vai a tempo. E nada perdem em darem um pulinho a Alfama.

Bom fim-de-semana!

2 comentários:

  1. Ora bem, eu sou uma leitora assídua do blog, embora raramente comente, e na realidade gostava de falar contigo (talvez via mail?), pois estou a pensar mudar-me com o respetivo para a Lisboa daqui a uns meses e gostaria de saber a opinião de quem por lá pára e numa situação idêntica à nossa (ou seja, de jovem casal!). Agradeço desde já e desculpa lá ser uma chata :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Antes mais fico contente por ter uma leitora assídua :) Podes falar comigo sempre que quiseres via email qaoquadrado@gmail.com. Prometo que respondo! Bjs

      Eliminar