sexta-feira, 15 de março de 2013

Amizades e amigos


Nos últimos dias tenho pensado o quanto muitas vezes as pessoas descuram as amizades em prol de um relacionamento. Ás vezes tendo consciência outras nem tanto. Tentam desculpar, disfarçam, dão desculpas ou simplesmente desligam-se naturalmente achando que os outros compreendem e que faz parte. Não é bem assim.
Os amigos são para as ocasiões como se diz é um facto, mas qualquer relacionamento precisa de ser alimentado. Um relacionamento amoroso não substitui ou compensa uma amizade. É certo que gerir bem o tempo não é fácil, é difícil conciliar tudo e estarmos com toda a gente. Até ver o dia só tem 24 horas e para além de dormir e outras coisas mais passamos a maioria do tempo a trabalhar.
Claro que existem prioridades e cada um sabe das suas. Mas quando as definimos temos de estar preparados paras as consequências. As pessoas não são descartáveis e não podemos desligar o botão dos amigos quanto estamos num relacionamento. Por mais apaixonados, encantados e felizes que estejamos. 
Os amigos verdadeiros serão sempre parte integrante da nossa vida e se os afastamos estamos a perder  também o quem somos com eles, e muitas vezes não temos discernimento para perceber isso. A percepção de que precisamos dos amigos, que eles são a família que escolhemos e que são pilares da nossa vida e quando abdicamos desses pilares naturalmente vamos desequilibrar toda a estrutura.
Nem sempre quem está ao nosso lado num relacionamento compreende a importância de manter as amizades vivas, de aceitar que existem outras esferas que não podem/devem ser eliminadas e que só somos felizes se conseguirmos equilibrar tudo. Mas é trabalho de cada de cada um de nós relembrar, reforçar e conseguir que quem ao nosso lado compreenda e aceite isso.
Acima de tudo acho importante ás vezes pararmos no tempo, olharmos à nossa volta, analisarmos a nossa postura e agirmos de acordo com a nossa consciência. Percepções e opiniões diferentes, orgulho, teimosia, vergonha e sei lá mais o quê não devem ser impeditivos de mantermos ou recuperarmos as nossas amizades. Todos erramos, ás vezes não conseguimos ver o erro ou aceitá-lo e resolvê-lo mas tentar não custa nada. 


Bom fim-de-semana! 
Sejam felizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário